Propriedade dos materiais para engenharia

São as seguintes, as principais propriedades desses materiais:

1) Elasticidade:
É a condição que todos os materiais apresentam, de retornarem às suas dimensões originais, assim que deixarem de ser solicitados por um valor  específico de força atuante sobre eles.

2) Fragilidade:
É a condição que somente alguns materiais possuem, de quando solicitados por um valor específico de força, não apresentarem  uma mudança na sua forma original, antes de se romperem. Esses materiais não viabilizam a ocorrência da imensa maioria dos processos de conformação.

3) Ductilidade:
É a condição que somente alguns materiais possuem, de quando solicitados por um valor específico de força,  apresentarem  uma mudança na sua forma original, antes de se romperem. Esses materiais viabilizam a ocorrência de todos os processos de conformação.

4) Tenacidade:
É a capacidade que todo material apresenta de absorver parte da energia, resultante da ação de uma força aplicada sobre ele, sem que tal absorção leve esse material a uma ruptura.

5) Dureza:
È a resistência que um material irá oferecer ao corte (por processos específicos tais como torneamento, fresamento, furação etc.) ou ainda a uma mudança no seu formato original (por processos de conformação: prensagem, forjamento, dobramento etc.).

6) Limite de Resistência ou Resistência Mecânica aos Esforços Atuantes:
É o máximo valor de força que um material suporta sem se romper, por unidade de área resistente.

7) Limite de Escoamento:
É um valor de força por unidade de área resistente, capaz de iniciar o processo de mudança definitiva na forma original de um material (deformação permanente ou plástica).

8) Soldabilidade:
É a facilidade de unir de modo permanente um material a outro, através da execução de um processo de soldagem.

9) Ponto de Fusão:
É um valor de temperatura, acima do qual todo o material estará no estado líquido, isto é, fundido.

10) Resistência a Corrosão:
É a condição que um material apresenta de resistir  ao ataque provocado por agentes corrosivos (ácidos, hidróxidos, sais, água, vapores etc.)

11) Condutividade Elétrica:
É a facilidade de se permitir a passagem de corrente elétrica (energia elétrica) pelo seu interior. Os metais são em geral bons ou ótimos condutores de energia elétrica, pela ligação química metálica que apresentam, a qual apresenta muitos elétrons livres, fato  esse que favorece a condução.

12) Condutividade Térmica:
É a facilidade de se permitir a passagem de  calor (energia térmica) pelo seu interior. Os metais são em geral bons ou ótimos condutores de energia térmica, pela ligação química metálica que apresentam, a qual apresenta muitos elétrons livres, fato esse que favorece a condução.

13) Peso Específico:
É a quantidade de material presente em um valor específico de volume.

14) Usinabilidade:
É a facilidade de se gerar formatos a partir do corte planejado e gradual de material. Em geral quanto menor for a dureza de um material maior tende a ser a usinabilidade dele.